terça-feira, 11 de outubro de 2011

Rastreamento de patologias relacionadas com a alimentação

Rastreamento de patologias relacionadas com a nutrição em escolares matriculados da rede municipal da Prefeitura de Alvorada.

Introdução

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta. Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o alimento que a criança pode consumir.
Patologias como dislipidemias (colesterol ou triglicerídios elevados), diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, consideradas comumente como patologias de adultos, já afetam parte significativa da população de crianças e adolescentes, e estão diretamente relacionadas com hábitos alimentares. Existem outras patologias que também exigem oferta nutricional diferenciada, tais como diabetes mellitus tipo I, intolerância a lactose, intolerância a proteína do leite de vaca e intolerância ao glúten. Os portadores dessas últimas patologias necessitam que suas refeições sejam diferenciadas, diariamente, com alimentos a base de soja, farinha de milho, farinha de arroz, entre outros.
Com a preocupação de prevenção de patologias relacionadas com hábitos alimentares e também com a iniciativa de inclusão dos educandos com necessidades nutricionais específicas, o Núcleo de Nutrição considera importante o rastreamento dos mesmos para que sejam adquiridos gêneros da alimentação escolar para ofertar aos alunos assistidos pelo PNAE.
1 Objetivos

1.1 Objetivo Geral

Identificar alunos matriculados na rede municipal de ensino que sejam portadores de patologias que exijam necessidades nutricionais específicas.

1.2 Objetivos específicos

a) Identificar nessa população as seguintes patologias: dislipidemias, diabetes mellitus tipo I e tipo II, hipertensão arterial sistêmica, intolerância a lactose, intolerância a proteína do leite de vaca, intolerância ao glúten.
b)  Fornecer dados necessários para aquisição de alimentos diferenciados que atendam essa população através do PNAE.
c) Atender ao princípio da universalidade que está descrito no PNAE.

 2 Metodologia

A equipe do Núcleo de Nutrição irão realizar esclarecimentos sobre esse projeto aos diretores das escolas municipais, durante reunião a ser marcada pelo Departamento Pedagógico da SMED. Nesse momento, será entregue cópia do projeto com o formulário do Anexo I, que será preenchida pelos servidores da escola no momento da matrícula e rematrícula.
Será aplicada uma pergunta aos pais ou responsáveis de alunos durante a realização da matrícula e rematrícula nas escolas municipais de ensino da Prefeitura Municipal de Alvorada para o ano letivo de 2012. A pergunta será:
“ O(A) aluno(a) apresenta alguma patologia relacionada a alimentação? São exemplos: dislipidemias, diabetes mellitus tipo I ou tipo II, hipertensão arterial sistêmica, intolerância a lactose, intolerância a proteína do leite de vaca e intolerância ao glúten.”
Se a resposta for NÃO, nenhum dado será coletado. Caso a resposta seja SIM, deverão ser coletados dados referente ao aluno, conforme segue em formulário do Anexo I. Solicitar que seja entregue na escola, posteriormente, cópia de receituário médico que comprove o diagnóstico da patologia.
Após o término do período da matrícula e rematrícula, os dados coletados e cópias de receituários serão encaminhados para o Núcleo de Nutrição, para que sejam tabulados, para posterior aquisição dos alimentos necessários para distribuição da alimentação escolar, e divulgação dos dados obtidos.
Será divulgado para contatos e esclarecimentos:
- telefones: 30448522, 30448521, 34834424

3 Cronograma de execução

Etapas
Out/2011
Nov/2011
Dez/2011
Jan/2012
Fev/2012
Reunião com diretores
X




Coleta de dados
X
X
X
X

Análise dos dados




X
Apresentação de resultados




X


4 Referências bibliográficas

1) AFFONSO, C. V. Alimentação e crescimento saudável em escolares. LIFECOMPANY.
2) FISBERG, M. et al. Obesidade e síndrome metabólica na infância e adolescência. Revista de Nutrição, volume 17, n. 2. Campinas Abril/Junho 2004. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732004000200010&script=sci_arttext
3) Portaria Interministerial n. - 1.010, de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional.
4) Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
5) Resolução CFN nº 465/2010. Dispõe sobre as atribuições do Nutricionista, estabelece parâmetros numéricos mínimos de referência no âmbito do Programa de Alimentação Escolar (PAE) e dá outras providências.

ANEXO II – Conceitos sobre as patologias relacionadas a nutrição



Dislipidemias: alterações no metabolismo de lipídios presentes no sangue, tais como colesterol e triglicerídios. 

Diabetes mellitus tipo I: alteração na quantidade de açúcar presente no sangue, geralmente surge ainda na infância.

Diabetes mellitus tipo II: alteração na quantidade de açúcar presente no sangue, geralmente surge na idade adulta e está associado com obesidade.

Hipertensão arterial sistêmica: elevação da pressão arterial, além dos limites da normalidade, pode estar relacionada a obesidade.

Intolerância ao glúten: também conhecida como doença celíaca. Não pode consumir alimentos que contenham a proteína chamada glúten, presente na farinha de trigo, centeio, cevada, aveia e malte.

Intolerância a lactose: incapacidade do organismo digerir a lactose, que é o açúcar presente no leite.

Intolerância a proteína do leite de vaca: incapacidade do organismo digerir algumas proteínas do leite (lactoglobulina, caseína, etc.).


                                  ANEXO I – Formulário de rastreamento de patologias relacionadas com nutrição
Aplicar ao responsável, na rematrícula do aluno, a seguinte pergunta:“O(A) aluno(a) apresenta alguma patologia  relacionada a alimentação? São exemplos: dislipidemias, diabetes mellitus tipo I ou tipo II, hipertensão arterial sistêmica, intolerância a lactose, intolerância a proteína do leite de vaca e intolerância ao glúten.” No caso da resposta ser SIM, preencher a planilha abaixo.

ESCOLA: ________________________________________________________________________

Legenda da patologia: (1) dislipidemias (colesterol ou triglicerídios elevados), (2) diabetes mellitus tipo I, (3) diabetes mellitus tipo II, (4) hipertensão arterial sistêmica, (5) intolerância a lactose, (6) intolerância a proteína do leite de vaca e (7) intolerância ao glúten (doença celíaca).
Número
Nome aluno
Data nascimento
Patologia-Legenda
Telefone
Responsável



































































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