quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ocorrência de pragas nos alimentos.





Um dos problemas que eventualmente ocorre nas despensas é o aparecimento de pragas ou alterações nos produtos. Com isso é muito importante tomar as providências necessárias assim que verificado o problema.


Abaixo orientações para correta higienização da despensa de alimentos com o intuito de evitar contaminação.





1.     Orientações na ocorrência de pragas e/ou qualquer alteração do produto e/ou embalagem

Ressaltamos que na ocorrência de pragas e/ou qualquer alteração do produto e/ou embalagem não aproveitá-lo no preparo da alimentação escolar. Retirar do local todos os alimentos e afastar aqueles que estão com sinais de contaminação. Realizar higienização correta na despensa, a fim de evitar a contaminação dos demais alimentos. Comunicar ao núcleo de nutrição para receber as orientações necessárias.



1.1.         Procedimentos importantes na higienização da despensa:

1.1.1. Recolher os resíduos;
1.1.2. Diluir o detergente em água, conforme as instruções do fabricante, utilizando um recipiente adequado, tipo balde, de uso exclusivo para higiene ambiental;
1.1.3. Colocar água limpa em outro recipiente adequado (balde 2º);
1.1.4. Lavar, imergindo uma esponja ou pano limpo na solução, esfregando bem; iniciando a limpeza  pelos locais mais altos;
1.1.5. Imergir a esponja ou o pano no balde com água limpa (2ºbalde), para evitar os resíduos. Torcer bem. Imergir na solução detergente e assim sucessivamente (esta prática evita que a solução detergente fique com sujidade).
1.1.6. Iniciar o enxágue com água, pelos locais mais altos, utilizando pano limpo.
1.1.7. Logo após, iniciar a sanitização com solução clorada a 200ppm (diluição descrita abaixo), ou utilizar álcool 70%. Não enxaguar e deixar secar naturalmente e acondicionar os alimentos depois de 15 minutos.


1.2.        Diluições

Solução clorada 200ppm:
Uma colher de sopa de água sanitária (com 2% de cloro) para um litro de água potável ou 100ml de água sanitária (com 2% de cloro) para 10 litros de água.






Fontes Utilizadas: Fotos Google Images
Material Organizado pela Nut. Rita Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...