terça-feira, 24 de maio de 2011

Teste de Aceitabilidade Nas Escolas Municipais de Alvorada.


Aplicação de teste de aceitabilidade na alimentação escolar em escolas municipais.
Organizado Por:
Nutricionista Cíntia Lopes Castro Lucho,
Nutricionista Rita de Cássia Leal Siqueira
Núcleo de Nutrição – Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Alvorada / RS - nutrialvorada@yahoo.com.br


Introdução
O PNAE normatiza e regulamenta o atendimento da alimentação escolar nas entidades que são beneficiadas pelo programa.1 O teste de aceitabilidade é uma das ferramentas que avalia a aceitação das refeições pelos alunos.1,2,3

Objetivo
O objetivo desse trabalho é determinar o percentual de aceitabilidade satisfatória das refeições servidas na alimentação escolar em escolas municipais de Alvorada / RS.

Material e Métodos
Estudo transversal, prospectivo e quantitativo. Método utilizado para quantificar aprovação e rejeição da alimentação escolar através de votação. Utilizada escala hedônica facial mista com cartelas lúdicas. Aplicado com alunos de pré-escola e ensino fundamental, nos refeitórios ao término das refeições. Utilizado cartaz de divulgação das possibilidades de voto, urna e cartelas lúdicas. Índice satisfatório considerado foi a soma de Gostei e Adorei, com no mínimo 85%.

Figura 1 – Escala hedônica facial mista

Resultados e Discussão
A amostra do teste (n=2.615) representou cerca de 14% de alunos matriculados na rede. Aplicados em 20 escolas, sendo 13 cardápios de almoços e 7 cardápios de lanches. As médias de aceitabilidade foram de 91,5% do almoço e 79,1% do lanche da tarde.




CONCLUSÃO
A maioria dos alunos apresentou aceitação satisfatória para o almoço, diferente da aceitação do lanche.
Diante disso, aplicaremos novos testes, associados com análise da forma de preparo, implantação de fichas técnicas, maior divulgação do teste, coleta de sugestões de cardápios com a participação dos alunos.



Referências Bibliográficas:
1 BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 38/09 – Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no PNAE, 2009.
2 BRASIL. Relatório do Grupo de Trabalho: Aplicabilidade do teste de aceitabilidade nos alimentos destinados ao PNAE. FNDE, CGPNAE, 2009.
3 ROSA, T.C. et al. Avaliação da aceitação da merenda escolar de um município do oeste paranense. 6º Fórum de Nutrição 2009. Curitiba:2009.

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